quinta-feira, outubro 05, 2006

Criando e Articulando Comunidades de Ensino e Aprendizagem

Criando e Articulando Comunidades de Ensino e Aprendizagem: Experiências Reais no Mundo Digital e o workshop Solange Giardino,Valdenice Minatel Melo de Cerqueira
Renata Guimarães Pastore e eu (Barbara Dieu) estamos apresentando hoje das 9h00 às 13h009:00 no TecEducation 2006.
Este blog foi aberto para documentar a apresentacao e contribuicoes dos participantes.

Público-Alvo: Profissionais do Ensino Básico

Objetivos:
Promover um modo alternativo e contínuo de aprendizagem na Educação Básica que não tem a intenção de substituir o desempenho do professor na sala de aula, mas adicionar suporte aos alunos o tempo todo, através da criação de possibilidades de interação com os objetos de aprendizagem, respeitando a independência do ritmo pessoal.

Programa:
Espaços de ensino-aprendizagem
Club For You – a ampliação do espaço da sala de aula e as possibilidades de ensino-aprendizagem que permite a troca colaborativa entre professor– professor, professor–estudante e estudante–estudante.

Moodle - opção de software livre para a EaD que permite a modularização do ambiente e ampliação gradativa das possibilidades de interação. A utilização deste LMS de forma híbrida, combina atividades de classe com ambiente virtual.

Blogs, Podcasts e Web 2.0 - Novas ferramentas online como blogs, podcasting e sites sociais da Web 2.0 aliadas ao ensino de língua estrangeira permitem um trabalho interdisciplinar por meio dos quais alunos e professores rompem os limites das salas de aula e escolas e desenvolvem seus próprios percursos de aprendizagem e espaços de interação pro-ativa criando uma presença online através de relatos, reflexões e projetos colaborativos com outros alunos e comunidades.